quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

4

Livros que viraram filmes

     Olá Leitores!
     Como primeiro post do ano de 2013, vou falar sobre um assunto que eu queria muito falar, "Os Livros que viraram filmes". Eu gosto muito de filmes sim, bem como gosto de livros, e quando aconteçe de um bom livro virar um bom filme, eu adoro. Não estou falando de Crepúsculo.
     Não posso negar que as vezes procuro por um determinado livro depois de ter visto o filme. É verdade, não vou ser hipócrita e dizer que os filmes baseados livros não prestam  e acabam com a obra literária e que procurar o livro depois do filme é coisa de poser. Tenho que reconhecer que se não fossem os filmes, eu não conheceria boa parte dos livros que conheço, isso por que, como já disse, não sigo modinha, então, pode acontecer que eu assista um filme feito agora , mas baseado em um livro escrito em 1940, que ninguem conhece. Tenho certeza também, que você já assistiu á um filme e não sabia que fora baseado em um livro. Tudo bem, não se envergonhe disso.
     Aqui vai uma lista de filmes que você não sabia que foram baseados em livros:

O Talentoso Ripley - Patricia Highsmith

    Ambientado nos anos quarenta, o livro conta a história de Tom Ripley, um rapaz perturbado que aplica golpes para sobreviver, principalmente quando ele tem que mentir e se passar por outra pessoa. Nesse contexto, ele conhece conhe o poderoso Greenleaf, empresario famoso que não consegue colocar rédeas em seu filho Dickie que se refugiara em no Litoral da Itália. Acreditando que Tom fosse amigo de Dickie, o empresário pede que Tom vá atá a Itália para buscar seu filho.
      Chegando na Europa e se deparando com a vida perfeita de Dickie, tudo o que Tom Ripley quer é ter aquela vida, o dinheiro, a atenção, tudo o que Dickie tem e que Ripley nunca teve. A amizade entre os dois envereda por direções estranhas, com um desfecho impressionante.
 

O Paciente 67 - Dennis Lehane
     Em 1954, o atormentado xerife Teddy Daniels é designado junto com seu novo parceiro Chuck, para investigar o intrigante desaparecimento de uma paciente de um Hospital Psiquiátrico para Criminosos, situada numa ilha. Aparentemente não muito dispóstos á colaborar com a investigação, os funcionarios parecem esconder alguma coisa muito errada que está acontecendo naquela instituição. As suspeitas de maus tratos e tortura se misturam com as suspeitas de experiências com pacientes, ainda mais quando o xerife descobre que talvez haja um paciente á mais na ala de segurança maxima, o paciente 67, na verdade talvez seja o paciente que Daniels realmente queria ver, o homem que matara sua esposa e filhos. Livro de suspense que deu origem ao filme "Ilha do medo".





Lavoura Arcaica - Raduan Nassar
    'Lavoura Arcaica' é um texto no qual se entrelaçam o novelesco e o lírico, uma alegoria poética da sociedade brasileira contemporânea por meio de um narrador em primeira pessoa.
    André, o filho de uma familia conservadora, foge do rancho em que vive com a familia por não aguentar mais a repressão do pai, a permissividade da mãe e o amor incestuoso pela irmã Ana.
     Seu irmão o encontra em uma pensão caquética, e numa conversa franca e cheia de sentimentos reprimidos, André conta os porquês sua fuga. até que seu irmão o convençe á voltar para casa.
Com Selton Mello no papel de André,  'Lavoura' recebeu três prêmios - 'Coelho Neto' da Academia Brasileira de Letras; 'Jabuti' da Câmara Brasileira do Livro e 'Revelação' da Associação Paulista dos Críticos de Arte - além de uma adaptação cinematográfica em 2001

Chocolate - Joanne Harris
     Vianne Rocher é uma nômade, não para em nenhuma cidade por muito tempo como um espírito livre. A frente de seu tempo, Vianne é mãe solteira e ama sua libredade. No entanto, quando ela chega na pequena cidade de Lansquenet-sous-Tannes na França, se depara com pessoas tristes, fechadas e apegadas á austeridade da igreja, conflitando diretamente com seua personalidade alegre e expansiva.
     Justamente, é começo da quaresma e Vianne chega na cidade, abrindo uma Chocolateria, o que é tomada como uma afronta pela população, exatamente quando deveriam estar fugindo dos pecados e dos prazeres mundanos, essa estrangeita trás chocolate, que aparentemente mexe com as emoções das pessoas, e além de tratar com ciganos, Vianne afirma ser uma espécie de feiticeira.
     Com Juliette Binoche como Vianne e Johnny Depp como o cigano, o filme fez sucesso.

A Lenda de Beowulf

A lenda de Beowulf foi escrita aproximadamente no ano 1000 de nossa era, mas os feitos do herói já erma citados pelos menestréis há muitos séculos. Filho de Ecgetheow e sobrinho de Hygelac, rei dos Geats, cujo reino ficava onde é hoje a Suécia Meridional, em sua infância, Beowulf já dava provas de sua grande força e coragem que o levou, quando adulto, a libertar Hrothgar, rei da Dinamarca, do monstro Grendel. Outro feito heróico foi a libertação de seu próprio reino de feroz dragão, que acabou ferindo-o mortalmente.
O rei Hrothegar, da Dinamarca, durante doze anos sofreu as destruições provocadas em seu país por um monstro chamado Grendel que, sendo encantado, não podia ser morto por uma arma construída pelo homem. Vivia nas terras desertas e, certa noite, saiu e atacou o palácio de Hrothgar, aprisionando e matando vários dos convidados no castelo.
Sabendo disso, Beowulf seguiu, junto com quatorze marinheiros, até a Dinamarca, disposto a matar o monstro. Ao chegar, foram acolhidos pelo rei e, à noite, prepararam uma armadilha para Grendel, que ao chegar, atacou e matou um dos marinheiros, mas este antes de morrer, conseguiu arrancar um dos braços do monstro que, ao sair para sua caverna, deixou um rastro de sangue. A mãe do monstro voltou ao castelo para vingar morte do filho e, quando retornou à caverna, foi seguida por Beowulf que, nadando, entrou e a matou. Vendo o corpo de Grendel na caverna, Beowulf cortou-lhe a cabeça e levou-a ao rei, para comprovação da morte do monstro.
     Um dos maiores poemas da história, Beowulf se tornou o arquetipo do herói e varios escritores se inspiraram nessa história para compor seus livros, Tolkien foi um deles, principalmente em "O Senhor dos anéis - As duas Torres" na passagem "O rei do palácio dourado".


Procure bem, com certeza você vai encontrar um filme que você você gostou muito e que não sabia que era baseado em um livro. Procure e leia o livro, depois me diz se o o filme é melhor.


4 comentários:

  1. Olá! Adorei seu post! Sou uma apaixonada por livros e sempre fico animada quando são lançados os filmes!
    Parabéns pelo blog!
    Aproveito e te convido para visitar o meu: www.meumeiodevaneio.com.br
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto Natália, já li muitos livros que se transformaram em filmes, poderia citar alguns; o dia do chacal (frederick forsyth), um estranho no espelho (sidney sheldon), os sete minutos (irving wallace), o buraco da agulha(ken folett), a aguia pousou(jack higgins) coma(robin cook), morte no nilo(agatha christie), Mississípi em chamas(esqueci o autor) kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa! dessa eu não sabia, que Coma tinha virado filme, bom saber

      Excluir
  3. adorei o post, realmente não sabia que esses filmes foram baseados em livros, adorei abraços.

    ResponderExcluir