segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

3

"Formaturas Infernais" - Resenha Lista Negra

Olá Leitores!
Faz tempo que eu não fazia uma resenha para a Lista Negra, mas quando eu termini de ler esse aqui, eu não aguentei e tive que me manifestar.

Sinopse

A Filha da Externimadora, Meg Cabot: Uma adolescente que é filha de uma matadora de vampiros vai até o baile de formatura munida de uma estaca bem no estilo Buffy, a caça vampiros por que sabe que lá ela encontrará o filho de Drácula, o vampiro que matou sua mãe, então para ela é uma questão de honra matá-lo. Tipo, olho por olho, dente por dente: "Você matou minha mãe, então vou matar seu filho". Grande recado que ela passa.
O Buquê, Lauren Myracle: Bem "Mestre dos Desejos" povinho de 90 vai lembrar uma garota vai na barraquinha de uma cartomante e dentre seus objetos estranhos, Frankie compra um buquê de flores secas que a cartomante afirma realizar desejos. O clássico e batido tema do "cuidado com o que você deseja" e claro, um dos desejos dela era ir ao baile de formatura com o cara que ela gostava, não importava como.
Madison Avery e a Morte, Kim Harrison: Madison, garota idiota, ignora uma verdade universal, NÃO SAIA COM ESTRANHOS. O carro bate, ela morre, mas ela volta, por que o anjo dela dormiu no ponto.
Salada mista, Michele Jaffe: Vamos pegar a premissa de super-heroina que tem que protegem uma espécie de predestinada contra uma sociedade secreta do mal.
Inferno na terra, Stephenie Meyer: Dessa vez, uma demônio (sim, uma demônio) sem ter o que fazer, vai azucrinar um baile de formatura, insuflando sua ideias maldosas em cada um dos presentes para que a noite termine em tragédia. Só por divrsão. Mas aparentemente um garoto imune ás sugestões demoniacas vai colocar o plano á perder. Pelo amor de Deus! Como se o Demônio não tivesse coisas mais importantes para fazer do que acabar com uma festinha. E depois de um Vampiro e uma humana, essa "escritora" consegue se superar, fazendo um romance entre uma demônio e um meio-anjo. Na proxima vai ser uma mumia e um duende, ou um hobbit e um orc.

Impressões

Como se não fosse suficiente uma só, são cinco histórias curtas de cinco escritoras teens da moda: Meg Cabot, Michele Jaffe, Kim Harrison, Lauren Myracle e porque não Stephenie Meyer. Todas histórias que se desenrolam em torno do evento errôneamente tomado como o mais importante da adolescência feminina, a formatura do ensino médio.
Sinceramente, essas historietas (porque não me atrevo á chamar isso de contos) parecem na verdade primeiros capitulos de livros que ela começaram e não terminaram, pois há um começo marosco e não há um fim decente, tipo "a história termina aqui". A história termina e você fica tipo "que porcaria de fim é esse?".
São personagens que não prendem pela empatia, pois são todos mesquinhos, preocupados com seus próprios umbigos, que estão na situação em que estão por causa de suas próprias burradas e que só se mexem para consertar o que fizeram quando a água bate na bunda.
Analizando um por um, sinceramente, é praticamente tudo a mesma coisa! Uma bando de adolescentes do tipo "patinho feio" que na verdade é algo poderoso e importante, feitos exatamente para que adolescentes com sindrome de patinho feio que por acaso são dados á leitura posam ler e se identificar. Posso dizer por mim que fui adolescente patinho feio e não me identificava com x-men nenhum.

Por quê você não deve ler?

É uma compilação de idiotices, nada assustadoras para ter a palavra "Infernal" no titulo. Nunca vi tanta menina mimada e idiota junta. Leitura rapida e pobre.
Se quer uma Formatura Infernal de verdade, leia "Carrie, A estranha" de Stephen King. Escrito em 1974, quando essas heresias literárias não eram moda e onde ser adolescente problema era realmente um problema.


3 comentários:

  1. Eu não gostei muito desse livro... achei um pouco sem sentido para o título Formaturas Infernais, não tem nada a ver...

    Mas cada autor tem sua imaginação...

    http://mylenaescritora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mas como tem cinco dessas escritoras da moda, ele vende. Como eu já disse em outra postagem, popularidade não é sinônimo de qualidade. Mas é bom saber que eu não estou louca e que mais alguem concorda comigo.
      ;)

      Excluir
  2. Sempre quis ler esse livro, mas não é um que eu tenho muita vontade de ler, e que se eu ver vou comprar ou retirar coisa assim, se der eu leio sinão não, e lendo sua resenha perdi ainda mais a vontade de lê-lo mas vou ver se confiro, vai que eu goste!
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir