segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

1

"A Dança da Morte" de Stephen King - Resenha

 Olá Leitores!
É com muito prazer que faço a minha primeira resenha para o blog Escrever, escrever para sempre . E claro, resolvi fazer a resenha de um dos meus livros preferidos, "A Dança da Morte", do mestre Stephen King.

Sinopse

Em uma base militar, o guarda que observava o sistema de video de segurança da base está entediado, mas em um dos monitores ele vê algo estranho que não deveria estar acontecendo: Varios médicos e pesquisadores do laboratório subterrâneo amontovam-se mortos á porta dos elevadores, alguma coisa havia dado errado.
Ele tem apenas alguns segundos para fugir antes que a base se feche para sempre, fechando também o horror que havia sido libertado e ele o faz, sem saber que levava consigo a praga.
O que acontece á seguir é que o mundo todo é assolado por uma epidemia, "O Capitão Viajante" , a praga que trás o apocalipse, pois 90% da população morre em semanas.
Incrívelmente, algumas pessoas parecem imunes á doença, e além de terem que se virar nesse mundo morto, elas tem sonhos recorrentes em que uma velha os chama, para se juntarem. Sonham com a velha e com outra coisa também, o Homem Escuro, que por sua vez também os convida á se juntar á ele. Nesse contexto, as pessoas descobrem que os imunes são escolhidos, e que foram dividos em dois grupos e que uma guerra é iminente.

Minhas Impressões

É um épico pos-apocaliptico. Com a história sendo contada atrevés do ponto de vista de varios dos sobreviventes, como Frannie, Nadine e até o surdo-mudo Nick (simplesmente achei o maximo a história sob o ponto de vista dele) é bem dinâmica. Esses personagens aparecem ao longo do livro inteiro bem como Flag e o Homem lixo , mas uma coisa também que eu achei muito interessante são as historias dos sobreviventes que aparecem e que não fazem parte do enrredo em si, em passagens curtas de duas paginas por exemplo, como a história de uma moça que teve o marido e o filho acometidos pela doeça enquanto ela permanecia saudável, ou o homem que se vê sozinho na cidade e vai correr (sim, uma corrida, tipo 100 metros rasos) e tem um ataque cardiaco. Não fazem parte do grande enrredo, mas mostraram que a doença atingiu varios tipos de pessoas e nem todas eram escolhidas.
Os personagens principais, são pessoas imperfeitas, sem motivo aparente para term sido escolhidas em vez de seus amigos ou parentes mais honrados, mas essa é a sacada do autor, no final, tudo converge para que aquelas pessoas estivem ali, naquele momento, algo meio "tinha que ser assim" . A alusão da velha como uma profeta do bem e a de Flag como o demônio é muito bem colocada.

Por quê você deve ler?

O sarcásmo, as alfinetadas , os detalhes e o dinamismo que só o mestre Stephen King consegue empregar em suas obras, que já leu algum livro dele sabe do que estou falando. É uma obra unica, rica e crua, a visão desse autor maravilho sobre o fim do mundo como o conhecemos e como o ser humano reage á ele.


Um comentário:

  1. Vou procurar ler este livro do Stephen King,vou seguir esta sua boa dica,gosto muito deste tipo de temática e literatura. Abraços poéticos,depois digo-te oque achei do livro.

    ResponderExcluir