sábado, 8 de setembro de 2012

0

"O Médico e o monstro" , de Robert Louis Stevenson


Sinopse

       Utterson é um homem vivido, um advogado que já viu muita coisa em sua vida e agora perto do fim, prefere a compania de seus amigos, mas um amigo em especial lhe faz falta e não lhe sai da cabeça, o Dr Henry Jekill, um medico respeitavel naquela Londres do seculo XIX. O amigo que antes era viçoso e cheio de vida se encontra agora recluso e com um comportamento agressivo, tudo fica mais estranho quando Dr Henry Jekill pede ao amigo advogado que redija um testamento novo no qual o medico nomeia um certo Edward Hide , um sujeitinho detestável e estranho, de comportamento esquivo e extremamente feio, como beneficiario no caso de sua morte ou desaparecimento subto.


   Isso intriga Utterson que começa a investigar esse tal Hide e descobre que ele é um sujeito horrivel, capaz das maoires crueldades pelo simples prazer de ser cruel, envolvido em varios crimes. A conclusão á que Utterson chega é a de que de alguma forma, Hide chantageia Jekill com alguma má ação do passado para obter de tanta confiança e liberdade em sua casa, mesmo contra todas as advertencias de seus amigos que não compreendem como pode haver alguma ligação entre essas duas pessoas tão diferentes.

      Se eles soubessem que o que une Jekill e Hide é muito mais do que uma simples chantagem. Somente a morte pode libertar Jekill das garras de Hide e por fim á um tormento de anos. Uma trama envolvente com um final surpreendente.

Impressões

     "O medico e o monstro" , texto do século XIX, é um suspense gótico que fez muito sucesso e ganhou várias adptações para o cinema. O conflito entre o bem e o mal dentro de cada ser humano e as consequências de se apegar mais á um do que ao outro retratado de forma emocionante prende o leitor do começo ao fim. Jekill sendo o lado bom e Hide o lado mal, qualquer um pode se identificar com esse personagem pois em um só, ele detém o status de protagonista e antagonista da trama, coisa rara.

Por que você deve ler?

     Para falar a verdade, esse livro passa uma mensagem que não se passa hoje em dia. Não se pode querer burlar a propria consciência. É um livro rápido de ler e muito interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário