segunda-feira, 23 de setembro de 2013

4

Entrevista com o Autor Bento de Luca

     Olá leitores!!
     Que emoção! É a primeira entrevista do blog e com ninguém mais, ninguém menos que Bento de Luca, autor de "O Principe Gato e a Ampulheta do Tempo"!

     Primeiramente, gostaria de agradecer pela oportunidade de entrevistar os autores do livro “O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo”, Marcelo e Gustavo, conhecidos pelo pseudônimo “Bento de Luca”. Vocês têm sido uma inspiração para mim, jovem escritora como vocês...




Natalia de Oliveira – Como surgiu a parceria entre vocês e como surgiu a ideia de escrever “O Príncipe Gato”?


Bento de Luca:Escrevemos juntos desde a adolescência. A ideia de escrever o “O Príncipe Gato” veio de forma natural, despreocupada, sem grandes pretensões, no final de 2009. Estávamos andando aqui em São Paulo, provavelmente sem nada para fazer (risos), e resolvemos criar uma estória para passar o tempo. Quando nos demos conta, as ideias eram tantas, e ficamos tão empolgados com aquilo, que logo vimos que seria definitivamente impossível colocar tudo dentro de um único livro; assim nasceu a ideia da trilogia.
 
Natalia de Oliveira – Enfrentaram alguma dificuldade para publicarem a obra? Se sim, qual o conselho que vocês têm para os novos escritores que estão enfrentando os mesmos problemas?

Bento de Luca: Seria um milagre se disséssemos que foi rápido e fácil! Acredito que pouquíssimos têm essa sorte! Enviamos o nosso livro para mais de 20 editoras...  Felizmente, após 1 ano e meio de muita procura, fechamos contrato com a editora Novo Século. O que podemos dizer para os novos autores é: “Nunca desista de seus sonhos! Não espere que os outros acreditem em você! Acredite você mesmo e faça acontecer! Publicar um livro é apenas um degrau de uma longa escada espiralada. Determinação e foco!”

Natalia da Oliveira – Vocês esperavam a repercussão que a obra teria?

Bento de Luca: Acho que todo autor deseja que seu livro vire um sucesso de vendas. Mentiríamos, portanto, se dissemos que não. Esperávamos que fosse bem aceito, mas tínhamos consciência de que muito trabalho deveria ser feito... E honestamente, ainda há muito a ser feito; este é apenas o começo. Estamos contentes com o retorno que recebemos diariamente dos leitores; é extremamente gratificante.

Natalia de Oliveira – Sobre a obra, escrever em parceria deve ter sido uma experiência interessante, como se deu esse compartilhamento de ideias? Houve divergências?

Bento de Luca: É realmente interessante! Temos uma afinidade muito grande e uma conexão criativa singular. É como se escrevêssemos com uma única mente. Apesar de transparecer dificuldades aos olhares externos, foi muito tranquilo para nós. Temos uma compatibilidade de ideias e bastante prática, pois iniciamos neste universo literário escrevendo juntos. Assim o projeto se desenvolveu de forma muito transparente e fácil.

Natalia de Oliveira – Eu adoro gatos (tenho 5) e realmente me chamou a atenção este livro de literatura fantástica que tinha como personagem principal um gato. Algum gato real foi fonte de inspiração?

Bento de Luca: O Príncipe Gato não foi inspirado em algum gato especificamente; ele foi concebido com base na observação felina de um modo geral e com uma boa dose de imaginação! Um gato bípede, um cinto de utilidades na cintura, uma pistola vermelha, falante e sarcástico! Simples assim! (Risos)

Natalia de Oliveira - Vocês foram influenciados por outros autores?

 Bento de Luca:Sem dúvidas! O primeiro livro que de fato iniciou nosso gosto pela literatura foi “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, da autora J. K. Rowling, consequentemente, a saga inteira. Livros e autores que não podem ficar de fora da nossa lista: “O Senhor dos Anéis” – J. R. R. Tolkien; “As Crônicas de Nárnia” – C. S. Lewis; “Percy Jackson e os Olimpianos” – Rick Riordan; “Trilogia Fronteiras do Universo” – Philip Pullman; “Alice no país das Maravilhas” – Lewis Carroll; autores nacionais destacaríamos “André Vianco” e“Eduardo Spohr”.

Natalia de Oliveira – Qual foi a sensação de ver “O Príncipe Gato e a Ampulheta do tempo” terminado e à venda?

Bento de Luca:Olha, vai ser difícil explicar essa sensação. É maravilhosa! É como trazer um filho ao mundo, prepará-lo da melhor forma, e ficar ansioso para saber se ele irá crescer e prosperar. É a realização de um sonho!

Natalia de Oliveira – A sequência, “O Príncipe Gato e a Flor-Cadáver”, já foi publicada. Como está sendo a repercussão do segundo livro? Será uma Trilogia?

Bento de Luca:Exatamente. O segundo volume foi lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2013. Faremos o lançamento em São Paulo no dia 18/10, às 19h30, na Saraiva Megastore do Shopping Pátio Paulista. Estão todos convidados! Até o presente momento o feedback que estamos recebendo não poderia ser melhor! É uma grande satisfação ver a reação dos leitores. Sobre a última parte da pergunta, sim, será uma trilogia. Lançaremos o terceiro volume na metade de 2014.

 Natalia de Oliveira – O que vocês esperam para o futuro? Farão mais sequências ou existem outras obras em mente?

Bento de Luca: No final de 2012 nós fomos contratados pela Hunter, que é uma empresa de entretenimento, para escrever um novo livro. Ele também se encaixa na Literatura Fantástica. Por algumas questões contratuais ainda não podemos falar muito sobre... Mas o que podemos dizer é que exploraremos a maior floresta do mundo, a Amazônia. Infelizmente ainda não podemos falar mais do que isso, embora as nossas línguas estejam coçando de tanta vontade de contar. Mas o projeto é grande, e não se resumirá apenas ao livro; podem ter certeza de que muitas ilustrações, jogos, bonecos e animações aparecerão em breve...

Natalia de Oliveira – Deixem uma mensagem para seus Fãs!

Bento de Luca: Quero em primeiro lugar agradecer pelo interesse do blog “Natalia de Oliveira Escreve”! Deixo o convite para que os leitores mergulhem de cabeça na jornada do nobre Príncipe Gato! Que seja a fagulha inicial para que muitos buracos de minhoca se abram em vossas mentes!

 
Foi um prazer fazer essa entrevista. Muito Obrigada!!!!


CONTATOS DO AUTOR

Skoob – Livro 2: http://www.skoob.com.br/livro/338098-o-principe-gato
Twitter: @OPRINCIPEGATO
 

 

4 comentários:

  1. Adorei a entrevista, as inspirações dos escritores são ótimas, tomara que façam muito sucesso!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,vim conhecer seu Blog,amei e já estou super curtindo a fanpage,parabéns pelo cantinho.

    Gostaria de te convidar para conhecer meu Blog e se gostar e puder curtir a fanpage também,será muito bem vinda,sinta-se em casa.

    http://emcasademaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro os autores, Bento de Luca é realmente talentoso. Li a primeira obra e viajei ao lado do príncipe gato. Parabéns pela entrevista.
    http://mylenaaraujo21.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a entrevista :D
    Eu já li o primeiro livro e posso dizer que ele é ótimo e muito lindo! Estou ansiosa pelo segundo *-*
    Beijinhoss
    T.P
    http://www.4youbooksmania.blogspot.com

    ResponderExcluir