quinta-feira, 16 de agosto de 2012

3

Vamos debater Machado de Assis

Olá leitores!!
    Hoje estou aqui para falar sobre uma de minhas obras preferidas da literatura brasileira, "Don Casmurro" de Machado de Assis.
    Devo confessar que a primeira vez que eu li esse livro eu o odiei do fundinho do meu coração malvado. Não sei se é possível odiar um livro, mas eu o achei o pior livro do mundo! Deixe-me explicar o por quê.
     Eu tinha que fazer uma prova sobre este bendito desse livro na escola, isso foi no segundo ano. A professora deu um mês para ler o livro, o problema, era que eu não encontrava essa peça em nenhum lugar. Não tinha na biblioteca da escola, não tinha na biblioteca municipal, não tinha na casa de nenhum parente ou conhecido e naquele tempo, a minha cidade ainda não tinha sebo. Consegui encontrá-lo na casa da professora de pitura da minha mãe, faltando um dia para a prova, quero dizer, eu o encontrei meio dia, na manhã seguinte seria a prova. Cheguei em casa e devorei o livro em algumas horas. Resultado: não entendi nada, fiquei morrendo de raiva por que a prova tinha só cinco perguntinhas mixurucas que eu podia ter respondido sem ter lido o livro.   
     Desde então decidi que nunca mais chegaria perto de um livro tão ruim
     Mas. . .
     Depois de um tempo, a rede globo apresentou uma miniserie baseada na obra do saldoso Machado, "Capitu", no fim de 2008. Como eu já estava mais madura, resolvi dar o beneficio da duvida e assisti ao primeiro capitulo da miniserie, mesmo assim, com os meus dois pés atras.
     E não é que me surpreendeu????
     Tudo bem, quem assistiu a miniserie, sabe que ela é bem confusa, assim como o livro, mas ela era original, tipo, por ser a globo, foi ousado, o texto era fiel, não era uma releitura e eu gostei mesmo.
     Depois disso, resolvi comprar um exemplar do livro e ler com calma dessa vez, por que mesmo eu tendo gostado da miniserie, o livro é sempre uma emoção diferente. Mais animada, li o livro e hoje em dia é o livro brazuca que eu mais gosto, recomendo e defendo com unhas e dentes. Foi amor á segunda leitura. kkkkk.

Sobre o livro

     Para quem não conheçe o livro, ai vai uma breve sinopse:
     A historia se ambienta no Rio de Janeiro do século XIX (dezenove). O personagem principal, Don Casmurro que na verdade se chama Bentinho é um homem frio e triste, está no fim da vida e lhe ocorre escrever um livro, mas não lhe ocorre um tema. Então ele resolve escrever suas lembranças, dentre elas, sobre seu amor de infância, Capitu, uma garota de olhos verdes, que tinha como suas caracteristicas ser esperta e dissimulada. Uma separação ocorre quando Bentinho vai para o seminario apesar das tramas dos dois para que isso não acontecesse, onde conheçe Escobar que se torna seu melhor amigo até depois de adultos.
     Nenhum dos dois segue a carreira eclesiastica e depois de anos voltam ao Rio. Bentinho reencontra Capitu que crescera e os dois se casam. No entanto, as disconfianças de Bentinho em relação a esposa chegam ao ponto do ciume doentio, pois ele se lembrava de como ela era dissimulada quando criança.

Polêmica

     A polêmica que moveu esse livro através dos anos, sendo tema de debates acirrados entre estudiosos e leitores: Capitu traiu ou não Bentinho com Escobar?
     Na minha singela opinião, sim. Mas não pelos motivos que todo mundo pensa.
     Lembre-mos de um trecho, em que Bentinho se lamenta com seu amigo escobar por já estar casado á anos e ainda não ter um filho. Logo depois, Capitu aparece gravida e nasce Ezequiel, que por alguma razão, é a cara de Escobar.
     Mas calma, querido leitor, eu sei que você vai dizer "é óbvio!", mas analizemos os motivos:
     Capitu era uma vaca? Era, mas ela amava Bentinho, bolou varios planos para que ele não fosse para o seminario e quando ele voltou, ela se casou com ele, logo, ela não o trairia por trair somente;
Bentinho havia se lamentado que ainda não tinha filhos. Escobar via o desespero do amigo.
     Conclusão, creio que Capitu traiu Bentinho sim, mas só para dar á ele um filho, e quem melhor do que o amiguxinho Escobar para ajudar? o motivo era o amor que ambos sentiam por Bentinho, tudo bem que a amizade dele e de Escobar me pareçe muito suspeita, mas isso fica para outro debate.
    

    Como veem, não podemos julgar as coisas logo de começo. Uma segunda olhada pode nos revelar coisas que deixamos passar na primeira, isso vale tanto para um livro ruim ou para julgar as pessoas.
Deem o beneficio da duvida!!!!!

3 comentários:

  1. Hi! I ϲould hace swrn І've visited thiѕ site before bսt after breowsing thгough ɑ
    feww of the articlees Ι realized it's new to mе.
    Rеgardless, I'm definhitely delighted Ι cɑme across iit
    annd I'll bе book-marking it and checking ƅack frequently!


    Alsso visit mʏ website Free Ego Cigafette ()

    ResponderExcluir
  2. I'm not sure where you are getting your information, but good topic.

    I needs to spend some time learning much more or understanding
    more. Thanks for magnificent info I was looking for this info
    for my mission.

    Take a look at my page: directory

    ResponderExcluir
  3. I don't even understand how I ended up here, but I assumed this submit used to be good.
    I don't recognise who you might be but certainly you are going to a well-known blogger if you aren't already.
    Cheers!

    my web blog a fantastic read

    ResponderExcluir