sábado, 8 de dezembro de 2012

3

"Vidas Secas", Graciliano Ramos - Resenha Lista Negra

     Me desculpem os nacionalistas, mas este livro é intragável.

Sinopse

    Escrito entre 1937 e 1938,  este livro conta a história de uma familia de retirantes, atravessando o agreste nordestido, fugindo da seca que se abatia sobre a região e que se estabelecem em uma fazenda caindo aos pedaços junto com a sua cachorra de estimação, Baleia. E. . . só.

Impressões

    Eu sei que Graciliano Ramos é considerado um dos maiores escritores brasileiros, que ele tentou passar através de "Vidas Secas" toda a complexidade da seca e quis apontar um sério problema social abordando o tema da pobreza, da estrutura familiar, eu sei. Eu apoio causas sociais assim e teria gostado muito desse livro. . .mas não dá. É chato. Do começo ao fim. Não há diálogos além de um uhum ocasional ou grunhidos (palavras do próprio autor). 
    Os personagens são extremamente chatos, vazios e irritantes. A melhor personagem do livro é a fiel cachorra Baleia, que morre de uma forma estupida e eu como defensora dos animais fiquei revoltada com esta passagem do livro, que por sinal, foi o melhor trecho escrito do livro por quê é contado pelo ponto de vista de Baleia. O resto da história é tão irrelevante que se você procurar pela capa do livro ou referências, Baleia tem grande destaque.
     Não acontece absolutamente nada de interessante nesse livro. Nada. Não tem um tema ou enredo que te prenda, você poderia abri o livro na pagina cinquante e não ficaria perdido, não acontecem reviravoltas que faça você se perguntar "E agora, oque acontece?" e o final é tão insosso quanto o resto do livro foi.
     O autor poderia ter abordado o tema da seca de uma forma não tão seca , se é que me entendem. Tipo, dá a impressão de que ele não escreveu para todo mundo, só para um circulo culto.

Por que você não deve ler?

     Foi sinceramente um dos piores livros que eu já li na minha vida. Com tantos livros na  literatura brasileira, os professores insistem em pedir a leitura deste. "Dom Casmurro" é um ótimo livro, "O Crime do Padre Amaro" é um ótimo livro, "Senhora" é um ótimo livro. "Vidas Secas" não é.
     Um livro que aborda também o tema engajado social da seca e que é muito bom de ler é "O Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna.



São minhas opiniões, e ninguem é obrigado á concordar.



    

3 comentários:

  1. No Vestibular se foca no contexto e na escola literária, não na história em si... De fato, é desinteressante.

    ResponderExcluir
  2. Também senti essa "secura" quando li...realmente é um pouco chato...

    ResponderExcluir
  3. muito legal o seu comentário


























































    ResponderExcluir