quinta-feira, 15 de novembro de 2012

0

Como escrever - Como fazer uma resenha?

     Olá Leitores!!

     Hoje vou explicar como fazer uma boa resenha.
     Em primeiro lugar, deixe explicar o que é. Uma resenha é uma avaliação de um livro ou trabalho literário, com uma breve sinopse, suas impressões, sua conclusão e sua indicação do livro, oou seja, se você indica essa obra para ser apreciada ou se alerta as pessoas para não perderem seu tempo.

      Para começar, se você quer fazer uma resenha, sinta-se á vontade com o livro. Algumas pessoas por exemplo me perguntam porque eu não faço resenhas de livros "modinha" para esse blog. Simplesmente por isso, se é modinha tá todo mundo lendo, tem pop-ups desse livro em todo veiculo de informação voltado á esse segmento e sinceramente, fica over. Eu encaro a resenha como forma de divulgação de um livro, logo gosto de resenhar os classicos ou livros que nem todo mundo conhece, para que não caiam no esquecimento. Mas como eu disse acima, siga seu estilo e descubra seu publico alvo.

      Faça uma breve sinopse com suas palavras. Plágio é feio!
      Fale sobre suas impressões sobre a obra. o que você achou, se gostou, o que aprendeu com ele e o que o autor quis passar. Fale sobre a fluidês, sobre o fator uau (o que prende o leitor), fale sobre sua originalidade, ou a falta dela, mas pelo amor de Deus, não conte o final do livro. Muitas pessoas procuram por resenhas antes de se dispor á ler um livro e se ela já souber o final não haverá por que ler então.
      Agora indique o livro e seja sincero. Mas cuidado, uma resenha pode ser uma faca de dois gumes, tanto pode levantar quanto derrubar um livro e seu autor, por tanto cuidado com as criticas afiadas demais.

     Claro que cada pessoa vai ter uma impressão diferente de um livro, é uma coisa muito pessoal. Vai de cada um, mas seguindo essa dicas, fica mais facil e mais bonito.

     Espero que essa dica de hoje tenha ajudado vocês á fazer uma boa resenha.
     Beijo

 
Natalia de Oliveira
criadora do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário