sábado, 8 de setembro de 2012

1

"O Perfume, a história de um assassino" , de Patrick Suskind



Sinopse

      Na França do século XVIII, em Paris, nasce Jean-Baptiste Grenouile, um orfão rejeitado por todos e criado num dos lugares mais mal cheirosos da Europa. Desde o orfanato ao curtume para o qual ele fora vendido, sua existencia era praticamente ignorada, ele preferia assim, pois nada mais importava do que a unica coisa que ele tinha de especial, seu poderosissimo olfato que superava de longe a capacidade humana, podendo diferenciaras mais tênues notas de aroma, como vidro, agua fria, ferro e até pessoas.
       Durante o aniversario do Rei, em meio á multidão, ele sente um cheiro que ele nunca havia sentido antes, novo, magnifico, puro, forte e poderoso, mas de onde vinha? Seguindo o aroma, ele chega até um pátio onde uma moça ruiva cortava pêssegos, e percebeu que o aroma vinha dela.
      Em toda sua vida miseravel, nunca imaginara que pudesse haver um aroma tão bom como aquele e num acidente, ele acaba matando a garota sufocada e para seu desespero, o aroma se vai junto com a morte e ele entende que aquele aroma era o aroma da alma dela.
Jean-Baptiste conhece então um perfumista, Baldini, que o ensina á conbinar os aromas para fazer um perfume, não que ele precisasse, afinal, ele conseguia saber as medidas pelo cheiro, mas ele precisava da tecnica, como extrair o aroma de uma pessoa.
      Como Baldini não o ensinou ele vai até Grasse, a cidade dos perfumistas e lá ele se depara com o mesmo cheiro maravilhoso, uma outra ruiva. Mas dessa vez ele tinha planos, não seria tão afoito,
precisava antes saber como capturar esse aroma para ele, o perfume perfeito.
Um final surpreendente que vai dexar o leitor de cabelo em pé.

Impressões

     " O Perfume" é uma obra muito original de Patrick Suskind, uma viagem para dentro da mente de um pscicopata. O leitor vê o mundo através dos olhos dele, imaginando como seria ser como ele, ser atormentado por aromas que só ele sente e ter uma única perspectiva na vida: Conseguir capturar o aroma da alma.
      Foi um dos primeiros livros que eu li que foi completamente dedicado ao ponto de vista do vilão. Que na minha singela opinião não é tão vilão assim, levando-se em conta que em muitos trechos você tem compaixão por ele, uma empatia e também entende os motivos de Grenouille e se me permitem dizer, torçe pra que ele consiga.

Por quê você deve ler?

      Por que ele não é um livro comum, não é uma historia usual. É uma oportunidade de fugir da mesmiçe e do convencional vampiro encontra aborrecente. Atiça a sua imaginação, uma vez que o tema central do livro são aromas, fica mais dificil de imaginar. Por que , por mais que o autor descreva, nunca saberemos qual o aroma daquela ruiva. Não é como uma cor que possamos criar, ou traços de um rosto que já vimos por ai. Está ai um ótimo desafio!

Um comentário: