sábado, 8 de setembro de 2012

0

"Eragon", de Chistopher Paolini



Sinopse

Quando Eragon encontra na floresta uma pedra azul polida, acredita que teve sorte: poderá comprar carne para a família. Mas após lhe terem dito que a pedra não tinha valor, nasce dela um dragão azul, a que chama Saphira. Passam a ser metade um do outro, Cavaleiro e dragão. O seu primo Roran arranja trabalho noutra aldeia e os Ra'zac, seres monstruosos que parecem aves negras, vão à procura da pedra e matam o tio de Eragon, Garrow. Levado pela vingança, decide partir com Brom, o contador de histórias da aldeia, que era mais do que parecia e entrega a Eragon uma espada de Cavaleiro de dragão. Aprende a lutar e a fazer magia e conta com inesperados aliados. Em Teirm, a bruxa Angela lê-lhe o futuro. Galbatorix - o rei tirano - matara os cavaleiros e precisava de Saphira para criar uma nova Ordem à sua imagem, pois era a única fémea. Dois dragões estavam por nascer, então Galbatorix estava interessado em Eragon. Por tudo isso, o rapaz deve decidir se será aliado do rei ou caçado até a morte. Mas quando chegam ao covil dos Ra'zac em Helgrind, têm de fugir, perseguidos por estes. É aí que começa uma corrida desesperada para levar o rapaz e o seu dragão em segurança até o grupo rebelde, denominado Varden, que tem um esconderijo nas Montanhas Beor, a morada dos anões, em Farten Dûr. No caminho Brom é morto numa emboscada pelos Ra'zac, e o Cavaleiro só é salvo graças a ajuda de Murtagh, um desconhecido que diz também odiar o rei Galbatorix. Eragon é preso e enquanto foge, leva consigo a elfo com que sonhara, Arya, mas Murtagh não queria ir ter com os Varden e é forçado a revelar porquê: Era filho de Morzan, primeiro e último dos Renegados, ainda que um aliado. Os três chegam aos Varden, juntam-se a estes e travam uma batalha entre os membros da resistência e um exército de Urgals (monstros liderados pelo espectro Durza, todos sob ordens do rei). Com a ajuda de Arya e Saphira, Eragon acaba por matar Durza e faz os Varden ganhar, mas fica com uma dolorosa cicatriz nas costas. Eragon é depois chamado pelo Imperfeito que é Perfeito, Sábio Pesaroso, um sábio que está em Du Weldenvarden, que o espera lá para que Eragon comece o seu treino e ascenda a um verdadeiro Cavaleiro de Dragão. E sim, Eragon decide ir.

Impressões

    O primeiro de uma série de quatro livros até agora, "Eragon" é uma boa pedida para quem gosta do gênero aventura medieval (eu particularmente adoro). Com ambientes muito bem detalhados e mapas, faz o leitor viajar até terras distantes e colinas verdejantes.
     Tem muita semelhança com  "O Senhor dos Anéis", mas de um jeito original, conta a história de um garoto e seu Dragão.

Por que você deve ler?

     Para quem gosta de séries de livros, é uma ótima pedida, por que o autor Christopher Paolini teve a preocupação de cativar o leitor através dos quatro volumes dessa história, então ele mereçe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário