terça-feira, 28 de agosto de 2012

2

Como escrever - "Como desesnvolver um tema?"

Olá Leitores!

     Espero que tenham gostado do post anterior, o Como escrever - "Como construir um texto?" , onde falo sobre como construir um texto, sem cair em alguns erros típicos. Hoje, dando seguimento á esse post, vou falar sobre os temas mais utilizados, os que não dão muito certo e sobre publico alvo.

Como desenvolver um tema?

     Muito, bem, agora que você já sabe como construir um texto, que ele deve prender o leitor e deve ter começo, meio e fim, agora deve escolher o tema que a sua historia deverá seguir.
     Os gêneros variam de acordo com a predileção do autor.
  • Romantico
  • Suspense
  • Terror
  • Biográfico
  • Humor
  • Infanto-juvenil
  • Erótico
  • Aventura
  • Outros
     Uma vez escolhido o gênero, agora deve escolher o tema, o que é completamente diferente. Há varios temas no gênero aventura, (por exemplo piratas, guerra, busca por alguma coisa, uma jornada) e á partir do tema escolhido se desenvolve o enredo.
     Cuidado quando escolher um tema, você deve considerar o seu estilo e o publico alvo. Crianças gostam de historias em que se está em busca de alguma coisa; Adolescentes gostam de ficção, uma mistura de terror e romançe ou algo assim, Mulheres mais velhas gostam de romançe, Eu gosto de suspense, mas aí cabe ao autor descobrir em qual genero se sente mais á vontade e saber quem quer atingir. Como eu já disse no outro post, temas da moda nem sempre dão certo, uma vez que os leitores já estão de saco cheio da mesma coisa e uma historia original chama atenção exatamente por isso. Mas também, cuidado para não viajar na maionese. Uma ficção pode ser plausível e isso prende o leitor, ele deve se espelhar na história.
     Eu particularmente, prefiro começar com um "E se..." . Sim, uma pessoa normal, humano como qualquer um que de repente vê suas vida modificada por um determinado evento que muda tudo, até seu modo de ver o mundo, e em certo momento da historia, ele se pergunta, "Como vou continuar sendo eu mesmo depois disso?". Esse ponto de partida funciona muito bem para a maioria dos gêneros e dá um bom começo, para quem tem dificuldade de começar. Começe pelo evento que muda tudo e daí continue descrevendo suas consequencias, dá certo.

Por hoje é só pessoal. fiquem ligados para o proximo post!
bejus!
    

    

2 comentários: