quinta-feira, 30 de agosto de 2012

5

Como escrever - "Como construir um personagem?"

    Olá Leitores!
    Espero que essa série de posts estejam sendo úteis para quem quer começar á escrever. Hoje vou dar umas dicas de como construir personagens que sejam cativantes.

Como construir um personagem?

     Agora que você já sabe construir um texto e não cair na besteira do tema batido, vamos dar vida áqueles que carregam o enredo nas costas, os personagens.
     Existen personagens básicos que toda historia deve ter bem detalhados para que o leitor não se confunda (a não ser que você opte pelo estilo de reviravoltas)
  •  Protagonista - Mocinho(a) , herói, personagem principal sobre o qual a historia vai ser contada
  • Antagonista - Vilão(a) , que faz tudo para atrapalhar os planos do herói.
  • Amigos do Mocinho(a) - personagens coadjuvantes que ajudam o mocinho em sua cruzada-plano-busca-qualquer coisa. São amigos do peito que não o abandonam.
  • Capangas do Vilão - como o nome já diz, á mando do vilão são capazes de fazer qualquer coisa.
  • Personagens secundários - são personagens que são secundários, mas que em algum ponto terão uma importância para a história.
  • Personagens Elenco-de-apoio - personagens sem nome (ou não), que estão lá apenas para denotar uma presença, uma mutidão, sem importãncia isolada para a história.
     O protagonista deve causar empatia no leitor, deve ser bem descrito, bem como seus motivos, assim como seu opicional par romântico. O leitor deve comprar a idéia de que ele é o heroi, com quem o leitor deve se identificar. Um herói fraco não leva o enredo para frente, por mais que seja original. Personagens fortes e de opinião são muito bem recebidos. Mas não caia na besteira de deixá-los muito arrogantes. Normalmente estão em busca de algo, como realizações pessoais, um grande amor, uma vingança, tipo "Preciso reencontrar meu _________"(preencha com Pai, irmã, irmão ou grande amor), kkkkkkkkk. São ativistas, acreditam na causa pela qual estão lutando, e algumas vezes tem sérios problemas com dilêmas morais, mas de alguma forma conseguem resolver tudo no final.
     O Vilão é uma faca de dois gumes, ele tanto pode ser odiado quanto amado. Sim, quem não ama Hannibal Lecter? E voltamos ao problema do herói fraco ou chato, isso pode direcionar a empatia para o vilão. (Coringa, te amo!!!!!!!!!!!!!!!!) Em sua maioria, eles são muito espertos, eloquentes, sedutores e não tem o velho problema da barreira moral na qual os heróis empacam. Eles fazem oque é preciso para ter o que querem, enquanto que o dilêma corroe o mocinho. O melhor do vilão, é que ele mesmo não acredita que é o vilão, ele acredita em sua causa de modo até mais fervoroso do que o mocinho, isso o faz atingir os extremos que lhe conferem o status de vilão.
     Os amigos e capangas são personagens coadjuvantes de grande importancia, pois tanto o herói quanto o vilão não chegariam á lugar nenhum sem uma mãozinha amiga. Se bem desemvolvidos também podem ganhar um espaço no coração do leitor e em determinados casos, uma história só para ele.
     Personagens secundários são necessários quando á a necessidade de uma fonte de informação que não possa ser encontrada pelo núcleo do heroi ou do vilão, eles tem uma unica função que é direcionar, um espaço pequeno e depois disso dificilmente voltam á aparecer na trama.
     Os personagens Elenco-de-apoio aparecem só encher linguiça. Tipo,
   
     "Mike estava na fila do caixa naquele mercadinho de beira de estrada, havia só uma pessoa na sua frente, um homem alto e forte, usava calça jeans e uma camisa de flanela vermelha por baixo do casaco de couro marrom, ele tinha um cheiro forte de gasolina, devia ser um caminhoneiro, um dos muitos que utilizavam aquela parada no fim do mundo. A operadora de caixa passava sua compra com uma lerdeza que mike jamais tinha visto, tanto que Mike já estava ficando meio enjoado com o cheiro de gasolina."

     Repare que apenas Mike tem nome. Mike é o personagem principal e o caminhoneiro um elenco-de-apoio, pois só vai aparecer uma vez, sem nenhuma relação com o resto da historia, e podem ser vários ao longo da trama, são equivalentes aos figurantes em um filme.

     Espero que tenham gostado deste post, já já tem mais!


    

5 comentários:

  1. Serio essas dicas que vc esta dando são otimas, só acho que vc deveriar criar uma tag pra elas não se perderem conforme vir os outros posts, pois são dicas valiosas que merecem um destaque no seu blog, que alias é maravilhoso :D

    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Que bom que vc está gostando do meu blog e dos posts. Logo colocarei as tags, eu ainda estou melhorando ele, e toda sugestão é bem vinda

      Excluir
  2. Pronto ja estou te seguindo me siga tb.
    beijos e muito sucesso querida.
    www.belasroupasbrecho.com
    Lily

    ResponderExcluir
  3. obrigada!!! valeu e seja bem vinda!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Primeira vez por aqui.Gostei do texto.
    O que sempre achei legal no protagonista (nos que eu gostei, ao menos) é que ele tem um medo. O medo de perder alguém, de não ser forte o suficiente, de locais fechados ou escuros, etc.
    Parabéns

    ResponderExcluir