quarta-feira, 12 de junho de 2013

6

A juventude, oh, a juventude!

     Olá Leitores!
     Tem coisas que realmente só acontecem com a minha pessoa. Sinceramente.
     Hoje no meu trabalho, que não tem nada haver com literatura, infelizmente, eu estava trocando ideia com uma das mais novas funcionarias de lá e de repente o tópico Livros surgiu em pauta. Imaginem só.
      O que citarei aqui são as palavras dela, colocarei aqui em forma de dialogo, para que entendam:

     - Eu tenho uma estante cheia de livros e já li "O Senhor dos Anéis" inteiro 3 vezes! - eu disse toda animada.
     - Jamais! - respondeu a Colega. - Eu não tenho paciência para ler livros, acho que nunca li um livro na vida. - ela disse indignada como se eu tivesse dito que faço parte de uma seita satânica.

     - Nenhum? - Perguntei, não acreditando no que ouvia.
     - Eu não consigo imaginar as cenas. Para quê eu vou quebrar minha cabeça imaginando se eu posso sentar na frente da tv e ver um filme?
     - Mas um livro faz você pensar, te transporta para outra realidade, faz seu cerebro trabalhar, você aprende coisas novas. . . - argumentei de boa.
     - Quero mais é desligar meu cerebro quando busco entretenimento, minha vida já é corrida demais para eu "aprender alguma coisa" - ela dobrou os dedos indicadores duas vezes, sinal de sarcasmo. - Não vejo no que um livro vai acrescentar na minha vida.
      Gente!!!!!!!! AAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
       Depois dessa frase fiquei loka. Ah fiquei loka, mas respirei fundo, afinal, não posso matar ninguém em publico, é contra a lei.
     - Cultura, criatura. - respondi por entre dentes. - Ler um livro te acrescenta cultura, criatura medonha! Meu vocabulário deve ser vinte vezes mais extenso do que o seu.
     - Deve ser, com certeza. Com certeza você deve ter uma cabeça mais evoluida do que a minha, mas para mim, não vejo o que um livro vai acrescentar na minha vida, não vou absorver nada, nem vou ficar mais inteligente se ler ou deixar de ler um livro. Prefiro a Praça é Nossa. - ela disse sem se abalar e depois disso fiquei tão sem palavras que cabisbaixa, voltei ao trabalho.
    
     Essa garota é o tipo de pessoa que assiste novela da Glória Perez, é o tipo de pessoa que gosta de Michel Teló, é o tipo de pessoa que ri com a Praça é Nossa, não sabe quem é Hannibal Lecter, e adorou "Se beber não case".
     E faz faculdade, a criatura medonha faz faculdade gente. Agora, como que alguem que estuda, está na faculdade, não tem bagagem cultural nenhuma, que tipo de profissional vai ser?
     Eu acredito que acima de tudo, o conhecimento é uma das coisas mais importantes na vida e enquanto estou acordada, estou sempre á procura de aprender coisas novas, que podem não ser grande coisa, mas eu posso dizer "Eu sei do que eu estou falando" em qualquer assunto que me pergunte.
     Essa é a juventude de hoje, pessoas que não conhecem metade das palavras que eu conheco e que numa frase de dez palavras, tenho que parar para explicar cinco. É demais para meu pobre coraçãozinho aguentar.
     Eu tive que compartir isso com vocês, desculpem, mas o que vocês acham disso? sejam sinceros.
    

6 comentários:

  1. Sinceramente isso só vem confirmar uma teoria que guardo comigo,acho que tem pessoas como essa menina que nascem desprovidas de cérebro, como alguém pode dizer que prefere assistir "A praça é nossa" que pegar um bom livro e ler?

    Se é esse tipo de "jovem " que está indo para as faculdades e universidades de nosso país eu não vejo muito futuro no Brasil de forma alguma.

    Monteiro Lobato disse que "um país se faz com homens e livros". Não sei se a frase dele está assim literalmente, mas o pensamento essencial está nesta frase escrita aqui por mim. Concordo com ele, uma nação livre só se faz com homens, mulheres e livros, pessoas esclarecidas por horas de leituras, pesquisas e estudos em livros. Essa moça tem preguiça em pensar e em raciocinar, porque quem lê é obrigado a queimar neurônios, é obrigado a refletir sobre o que acabou lendo, e isso, é o que ela menos deseja.

    Infelizmente a vida vai cobrar duro dela por tanta desinformação a respeito da importância fundamental da leitura literária. Se não fosse pelos livros e seus autores fantásticos, eu não seria o escritor e blogueiro que sou hoje. Minha formação cultural teve e tem muito haver com a leitura de livros. Um ser humano que despreza livros despreza a grande oportunidade em sua vida de ter algum tipo de informação, e "o que é" um ser humano ignorante e sem esclarecimento algum?Para que ele serve?O que o diferenciaria aos outros animais existentes?Pouca coisa eu tenho a absoluta certeza disso.

    E parabéns a ti cara amiga blogueira, por seres uma jovem que lê tanto e ainda por cima divulga em seu blog bons livros para a leitura. Não é qualquer um que consegue ou conseguiu ler a saga do Senhor do Anéis três vezes. Tolkien aplaudiria a ti por isso. Beijos poéticos em ti.

    ResponderExcluir
  2. nao fiquei indignada e nem surpresa com esta conversa que tivesses com esta criatura...conheço muitas pessoas que ficam me criticando que como eu gasto dinheiro comprando livros, pra que tanto livro, compra outras coisas...eu felizmente fui provida de cerebro e sempre desde pequena gostei de ler. Tenho muita pena, nao só dos jovens mas de todas as faixas etária que desprezam ler.
    Vou visitar teu blog, parei aqui pra ler e vou fazer um tour.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Por isso que o Brasil está cada vez mais decadente :S
    Faltam profissionais de verdade, faltam pais de verdade, faltam pessoas com conhecimento e com vontade de aprender de verdade '-'

    Eu já vi muitos desse tipinho aí que não está nem aí para a cultura, enfim, prefere seguir a multidão... é aquele ditado, "Aonde a vaca vai, o boi vai atrás"

    Infelizmente é assim ;/

    Quer um conselho? Mostre pra ela o quão valioso é ser uma pessoa que lê e que gosta de estar por dentro da "cultura"

    Ela vai se sentir humilhada rs

    Beeijos, adorei seu blog e já estou seguindo *-*

    Se puder, dá uma passadinha no meu *-*

    http://lendocomaolly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que isso é Brasil,as pessoas estão fugindo da cultura e estão correndo atrás de diplomas tendo ou não conhecimento,pois eles descobriram que é um simples papel de formação acadêmica que abre as portas ....

    ResponderExcluir
  5. Oi Natalia, indiquei seu blog para uma tag: http://bbedroom.blogspot.com.br/2013/06/tag-selinho.html. Beijo

    ResponderExcluir