sábado, 25 de maio de 2013

1

"O Conde de Monte Cristo" - Resenha

     Olá Leitores!
     Observando mais atentamente a minha seção de resenhas, percebi que não havia escrevido nenhuma sobre um dos meus livros preferidos, "O Conde de Monte Cristo" , de Alexandre Dumas.

Sinopse

     Edmund Dantés é um marinheiro simples e humilde, na França em 1815. Ele tem uma noiva, Mercedes, e um melhor amigo, Fernando Mondego e tudo parecia muito bem, até que durante uma viagem á ilha de Elba, onde Napoleão Bonaparte se encontra exilado, Mondego vê a chance que tanto queria de acabar com Dantés, acusando-o de traição. Apoiado pelo Imediato do navio, Danglars, e pelo Juiz Villeford, Mondego consegue mandar Dantés para a prisão, no Castelo de If.
     Desolada, Mercedes agora sozinha, procura consolo nos braços de Mondego com quem se casa logo depois. Dantés fica anos preso injustamente, porem, lá ele conhece o Abade Faria, um velho misterioso que lhe ensina tudo, desde ler e escrever, esgrima, bons modos, e juntos planejam um modo de fugir. No entanto, o Abade morre na tentativa, mas não sem confiar á Dantés a localização de uma gigantesca fortuna.
     Dantes consegue fugir de If e vai até a ilha de Monte Cristo, onde toma posse da fortuna, do nome da ilha e do título de Conde e começa então seu plano de vingança contra todos os que lhe fizeram mal.

Minhas Impressões

     Tipo, ADORO esse livro. acho que essa sim foi uma trama de novela muito bem pensada, tipo, ninguem percebeu semelhança com a atual novela da globo Flor do Caribe? abafa .
     Tem todas as caracteristicas de um bom enredo: tem o mocinho injustiçado, tem o vilão invejoso, tem a mocinha "ultima bolacha do pacote", tem intrigas, tem reviravoltas, tem de tudo!!! Isso sim dá gosto de ler, afinal, não é a toa que o Conde de Monte Cristo é uma das histórias mais famosas da França e do mundo, diga-se de passagem, com varias adaptações para o teatro e cinema. Com certeza Dumas imortalizou o termo vingança na literatura mundial.
      Devo dizer que essa historia sempre me inspirou muito, principalmente na parte moral da coisa. Em determinado momento, Dantes lê na parede de sua cela na prisão a frase "Deus me fará justiça". E por muito tempo ele ficou repetindo isso para si mesmo, até que le percebeu que Deus não lhe faria justiça, é ai que ele se revolta e decide se vingar. A parte interessante nisso tudo é que Deus realmente lhe faz justiça no final. Só lendo para entender kkkkk

Por que você deve ler?

     É um dos maiores classicos da literatura, e sinceramente, quero bater numa pessoa que diz que nunca ouviu falar do conde, mas assiste Revenge e Avenida Brasil.  aaaaaaahhhhhhhhhhhh

Um comentário: