sexta-feira, 15 de março de 2013

3

Sobre Editoras Espertas

     Olá Leitores!
     Hoje quero falar sobre uma coisa muito chata que aconteceu esses dias comigo.
     Todo mundo sabe que eu escrevo, que tenho aqui as minhas obras, mas que não estão publicadas em uma Editora de Verdade.
     Como eu disse em outro post, bem lá no começo, que existem 3 tipos de editora: as que patrocinam sua obra, as por pacote (bancado por você), e as por demanda, onde você não paga nada, mas a divulgação é nula. Coloquei nesse post, os prós e os contras de todas elas, mas não custa relembrar:

Editoras que Patrocinam: Esse é o sonho de todo escritor. É quase como um olheiro de futebol. Você se apresenta, apresenta sua obra, e eles vão decididr se patrocinam (pagam tudo) a sua obra. Quando uma editora grande de nome aceita seu original, eles podem demorar até dois anos para entrar em contato, isso se gostaram, e quando isso acontece, ele mexem em boa parte da sua história para torná-la comercial.

Editoras por Pacote: Grandes editoras também trabalham com esse tipo de ppublicação, onde o escritor, coitado, tem que pagar um pacote de publicação, as vezes com preços exorbitantes, no entanto, a obra sai do jeito que você quer.

Editoras por Demanda: Disponibilizam os meios onde você faz tudo sozinho, decide o preço e tudo. Eles ganham uma porcentagem por obra vendida, não por pacote. Você realiza seu sonho, no entanto sua obra fica meio que estagnada e se você não se mexe para divulgar, ninguem vai conhecer.

     Beleza, já entenderam.
     Faz duas semanas, um representante de uma editora entrou em contato comigo, dizendo que se interessou por minhas obras, e que estava interessado em publicar minha obra. Tive um ataque, claro, isso é tudo o que um escritor quer ouvir, mas isso não era tudo! Não, eu teria que pagar a módica quantia de 3,00 por livro, ou seja, pacote.
     Ele disse que era um preço acessivel. Sim, pode até ser, dependendo se você TEM o dinheiro para isso. O que não é o meu caso, eu não tenho. Infelizmente, ter talento não é sinônimo de ter dinheiro, ainda mais num país que não dá incentivo á literatura. Fiz um calculo mental, e por 3,00 reais por livro, 100 livros ficariam 300,00 reais. Se eu fosse meter a cara e fazer, não faria apenas 100, certo? Faria pelo menos quinhentas cópias ou mil, que ficariam de 1500,00 á 3000,00 reais. Para quem não está trabalhando, como eu não estava na epoca, ou mesmo para quem está, 3000,00 é dinheiro pra caramba, é quase a entrada de um carro. Com tanta coisa mais urgente na minha casa para ver, eu ia me dispor de 3000,00 por um Hobbie caro??? Não.
     Não obstante, por esses dias recebi uma proposta de uma outra editora que queria patrocinar as obras, beleza, no entanto, tinha um pequeno detalhe, "Que tal dar uma modificadinha para ficar mais comercial?" .
     Eu, muito curiosa, perguntei que tipo de mudança seria necessária, como resposta, me disseram que seria interessante resumir os paragrafos um pouco, para que fosse mais facil para essa juventude entender, uma vez que eles não mantên a atenção em uma coisa por muito tempo, e querem tudo muito rápido. Fiquei boquiaberta.
     Em primeiro lugar, se eu resumisse, não seria mais a MINHA OBRA, não teria a mesma essência, perderia muito, e eu quando a leio, ainda acho que está direta demais, sem floreios. Em segundo lugar, se a juventude idiota de hoje não sabe ler nada que não seja rápido, que tenha que pensar, que não precise desligar o cerebro para ler, que não leia. Pronto!
     Não escrevi para ser pop, escrevi por que queria passar um sentimento, uma história, vender é uma consequência bem vinda claro, mas não vou passar por cima dos meus princípios, do meu estilo, do que eu acredito em Literatura só para que se torne uma modinha que daqui dois ou três anos ninguem mais vai se lembrar.
     Fico realmente besta com a realidade brasileira destas editoras espertinhas.
     Não sei se eu deveria estar dizendo isso já, mas tenho uma Amiga Escritora que está mexendo os pauzinhos para abrir ela mesma uma Editora, e o procedimento vai ser uma coisa nova, algo bem interessante para o escritor e é nela que estou botando minha fé. Por enquanto não falarei mais nada á respeito, mas se Deus quiser, vem coisa muito boa por ai.
     Desculpe, foi um desabafo!!!


3 comentários:

  1. Tem editora que é "espertinha" mesmo, e só quer tirar vantagem em cima do autor. Tem as boas, claro, mas é sempre bom ficar atento.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não se preocupe, acho que você fez certo em não aceitar essas propostas absurdas. E te admiro por não vender seus princípios!

    https://www.prioridadesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Entendo-te nesse ponto porque estou passando pelos mesmos "perrengues" - um exemplo: a editora "por demanda" (ou por pacote xD, curti seu termo, posso utilizá-lo?) mais em conta que encontrei para publicar minha obra é "portuguesa" (sim, aventurei-me além mar e achei uma que aceitasse ajudar um (literalmente) pobre brazuka), mesmo assim ela me propôs um pagamento de R$2100,00 (isso porque chorei um pouquinho, já que o preço inicialmente era de R$4170,00). Infelizmente ainda não recebi nenhuma resposta de grandes editoras, mas estou na luta. Espero um dia ver seu livro em uma livraria (=D venderias a mim uma cópia autografada?) e o meu também. Até mais e boa sorte ^_^

    ResponderExcluir