sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

1

"O Hobbit" , de J.R.R Tolkien - Resenha

     Eu sei que demorou, mas finalmente estou fazendo!!
     Como hoje é a estréia nacional do filme "O Hobbit", nada mais justo do que resenhar este livro que significa muito para mim.

Sinopse

     O Condado é um dos lugares mais calmos da Terra-Média. Habitado basicamente por hobbits que são criaturas pequenas, não muito diferente de nós, amigáveis, que vivem em tocas nas colinas e que definitivamente presam a calmaria e não fazem nada de inesperado, heroico ou perigoso, exemplo que pode ser visto em Bilbo Bolseiro, respeitado hobbit da região.
    No entanto, Bilbo vê sua preciosa rotina quebrada quando o velho mago Gandalf cruza seu caminho. De repente Bilbo vê sua pequena toca de hobbit invadida por treze Anões que estavam á caminho de uma incrivel jornada rumo á Montanha  para reaver seu tesouro antigo que fora roubado e que está sob a guarda do terrível Dragão Smaug. Para o desespero do pequeno, Bilbo também é incluido nessa empreitada.     
     Bilbo enfrenta varios perigos ao longo dessa jornada que acaba por mudar completamente sua concepção sobre a vida e amizade.

Impressões

     Eu sou suspeita para falar. "O Hobbit" é uma fantasia com Magos, Elfos, Dragões, Orcs. É uma história tão rica, tão completa que seria pouco dizer que é boa, é incrivel! É a obra que antecede o monumental "O Senhor dos Anéis", contando a história 60 anos antes, quando Bilbo encontra o Um Anél na caverna de Gollum, antes de Frodo e da Guerra do Anél.
    Seria toliçe dizer que "O Hobbit" segue a linha de livros como "As Cronicas de Nárnia" ou qualquer outro livro de fantasia medieval, quando foi Tolkien o precurssor de histórias assim. Deste gênero, tudo o que saiu antes de "O Hobbit" é incompleto e tudo o que saiu depois é cópia. Este livro é um marco na Literatura mundial.
     A história me arrebatou desde o começo, é muito dinâmica e o toque de humor que Tolkien conferiu aos anões e á Bilbo foi na medida certa. Não é tão tenso quanto "O Senhor dos anéis" Por que a idéia original era que essa história era uma história para crianças.
     O jogo de adivinha no qual Gollum perde o anél é épico, bem como os Trolls na floresta, Beorn amigo de Gandalf e o Dragão Smaug e sua imponência.

Porquê você deve ler?

     Muito lindo, muito bem feito. Fico impressionada com a critividade de Tolkien. Ele foi capaz de criar todo um mundo áparte do nosso, com geografia própria, escrita, história, canções. Ele dedicou tanto tempo e tanta pesquisa. É simplesmente incrivel e só isso já deveria ser motivo suficiente para ler, mas se quer mais um motivo, por mais que o filme tenha sido bem feito, não chega aos pés da riqueza do livro. Simplesmente não tem comparação.

Recomendo muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    





Um comentário:

  1. Oi Natalia
    Gostei da tua resenha. Pessoalmente, nunca me interessei em ler os livros, mas gosto muito das adaptações de Tolkien para o cinema.
    Eu assisti um comentário sobre o filme onde consta que neste livro que tu mencionaste o autor quis falar metaforicamente sobre a segunda guerra mundial, onde os hobbit's seriam os ingleses, os anões os judeus e os orc's os nazistas. Acredito que esta interpretação seja possível, assim como também foi discutido que o Senhor dos Anéis poderia falar também da invasão romana na região céltica e da bretanha.
    Bom trabalho.
    Um abraço
    Adriane

    ResponderExcluir