É com prazer que eu trago á vocês minha primeira resenha em parceria com a Editora Baldon.
Sinopse
Maria Paula é uma jovem de classe média-alta que junto com sua mãe Estela, seu irmão Matheus e sua melhor amiga Barbara vai passar as ferias de verão na praia de Provetá, em Angra dos Reis, na casa de seu avô Olimpio, depois de muito que não visitava esse paraíso litorâneo. Tudo o que ela espera é se divertir e um romance de verão com um nativo realmente não estav em seus planos.
Mas tudo isso muda quando ela conhece João Carlos (ou J.C. como ele gosta de ser chamado), um rapaz jovem, lindo e dourado. Filho de um pescador local, divide seu tempo entre jogar futebol e surfar, ao mesmo tempo que tenta concliar seus estudos para o vestibular que se aproxima. A atração entre os dois é inevitavel.
A subta paixão que toma conta desses dois corações jovens é intensa, no entanto, Maria Paula está alheia ao que está acontecendo com J.C.
Lentamente, os sintomas e as dores que ele vinha sentindo tornan-se intensas demais para ele e sua familia continuar ignorando e ele resolve procurar por ajuda médica. O diagnostico que o médico lhe dá no entanto é devastador. Câncer.
Agora ele se vê numa situação dificil, já que não pode deixar que Maria Paula abdique de suas ferias para vê-lo definhar dia após dia.
Impressões
É irônico o modo como duas coisas tão distintas acontecem ao mesmo tempo: a descoberta do amor e a descoberta da doença.
Com uma narrativa bem dinâmica, sem enrolação, Isa Colli aborda um tema dificil, o câncer. De um modo bastante explicativo, ela relata o impacto de tal noticia sobre uma familia em que todos são unidos e sobre como não perder a fé mesmo com uma sentença de morte sobre a cabeça. A vontade de viver é maior do que o medo e da incerteza do tratamento.
Por que você deve ler?
A preocupação da escritora em dar importância ao lado ambiental na descrição de Provetá a cidade na qual se passa a trama é, na minha opinião, louvável. Na maioria dos livros, você vê uma frase ou outra á respeito de algo mais "ativista" sobre o ambiente, no entanto, nessa obra, é recorrente.
É original, no áspecto de não se focar totalmente no romance adolescente, como é moda. Mas sim, foca mais na luta pela vida de alguem que teria todos os motivos para perder a esperança (quem diria que hoje em dia isso seria original?).
Outras observações
Eu acredito que deveriam haver mais detalhes, alguns trechos estão realmente um tanto vagos e em determinados momentos pipocam personagens que nem percebiamos que estavam em cena. E os dialogos poderiam ser um pouco mais coloquiais, uma vez que são adolescentes. Verdade.
No mais, é um ótimo livro de uma escritora nacional que devemos dar o maior crédito. Só eu sei como a escritora independente que sou como é dificil publicar nesse país.
Vocês podem saber mais aqui .
Natalia de Oliveira
criadora do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário