Eu sei que demorou, mas finalmente estou fazendo!!
Como hoje é a estréia nacional do filme "O Hobbit", nada mais justo do que resenhar este livro que significa muito para mim.
Sinopse
O Condado é um dos lugares mais calmos da Terra-Média. Habitado basicamente por hobbits que são criaturas pequenas, não muito diferente de nós, amigáveis, que vivem em tocas nas colinas e que definitivamente presam a calmaria e não fazem nada de inesperado, heroico ou perigoso, exemplo que pode ser visto em Bilbo Bolseiro, respeitado hobbit da região.
No entanto, Bilbo vê sua preciosa rotina quebrada quando o velho mago Gandalf cruza seu caminho. De repente Bilbo vê sua pequena toca de hobbit invadida por treze Anões que estavam á caminho de uma incrivel jornada rumo á Montanha para reaver seu tesouro antigo que fora roubado e que está sob a guarda do terrível Dragão Smaug. Para o desespero do pequeno, Bilbo também é incluido nessa empreitada.
Bilbo enfrenta varios perigos ao longo dessa jornada que acaba por mudar completamente sua concepção sobre a vida e amizade.
Impressões
Eu sou suspeita para falar. "O Hobbit" é uma fantasia com Magos, Elfos, Dragões, Orcs. É uma história tão rica, tão completa que seria pouco dizer que é boa, é incrivel! É a obra que antecede o monumental "O Senhor dos Anéis", contando a história 60 anos antes, quando Bilbo encontra o Um Anél na caverna de Gollum, antes de Frodo e da Guerra do Anél.
Seria toliçe dizer que "O Hobbit" segue a linha de livros como "As Cronicas de Nárnia" ou qualquer outro livro de fantasia medieval, quando foi Tolkien o precurssor de histórias assim. Deste gênero, tudo o que saiu antes de "O Hobbit" é incompleto e tudo o que saiu depois é cópia. Este livro é um marco na Literatura mundial.
A história me arrebatou desde o começo, é muito dinâmica e o toque de humor que Tolkien conferiu aos anões e á Bilbo foi na medida certa. Não é tão tenso quanto "O Senhor dos anéis" Por que a idéia original era que essa história era uma história para crianças.
O jogo de adivinha no qual Gollum perde o anél é épico, bem como os Trolls na floresta, Beorn amigo de Gandalf e o Dragão Smaug e sua imponência.
Porquê você deve ler?
Muito lindo, muito bem feito. Fico impressionada com a critividade de Tolkien. Ele foi capaz de criar todo um mundo áparte do nosso, com geografia própria, escrita, história, canções. Ele dedicou tanto tempo e tanta pesquisa. É simplesmente incrivel e só isso já deveria ser motivo suficiente para ler, mas se quer mais um motivo, por mais que o filme tenha sido bem feito, não chega aos pés da riqueza do livro. Simplesmente não tem comparação.
Recomendo muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Oi Natalia
ResponderExcluirGostei da tua resenha. Pessoalmente, nunca me interessei em ler os livros, mas gosto muito das adaptações de Tolkien para o cinema.
Eu assisti um comentário sobre o filme onde consta que neste livro que tu mencionaste o autor quis falar metaforicamente sobre a segunda guerra mundial, onde os hobbit's seriam os ingleses, os anões os judeus e os orc's os nazistas. Acredito que esta interpretação seja possível, assim como também foi discutido que o Senhor dos Anéis poderia falar também da invasão romana na região céltica e da bretanha.
Bom trabalho.
Um abraço
Adriane